sem dúvida o estilista português de maior renome internacional.
radicado em paris, é tbm diretor criativo da lacoste.
por tanto prestígio e reconhecimento em sua terra natal, ganhou o espaço de 1500 metros do 3o. piso do mude, museu de design e moda de lisboa, para apresentar um pouco do seu trabalho realizado em 10 anos de carreira. para quem gosta do assunto, visita obrigatória à este mergulho ao processo criativo do designer. até pq, a instalação foi considerada a exposição do ano pela diretora do espaço.
como uma prática recente, mtos museus abriram-se às mostras de moda à medida q esta especialidade do design foi penetrando mais e mais na cultura popular. e pra quem se interessa e estuda o tema como eu, não há nada mais gratificante q visitar uma expo tão bem estruturada como esta.
o exercício de pôr roupa num museu tem de se dar mais alguma coisa às pessoas. é q pela aproximação q temos com os materiais, padrões e cores, com a finesse dos acabamentos, é preciso uma mise en scène mais aberta e com proximidade, e q alexandre de betak, o responsável pela cenografia desta expo (e de tantas outras) conseguiu de forma incrível :D
para ver o making of, clique aqui.
a ordem cronológica do percurso profissional do designer é oq menos importa na mostra. oq chama mesmo atenção é o efeito caleidoscópio dos espelhos e a linha criativa do artista, apresentada nos 5 núcleos temáticos, com peças e conceitos pra lá de interessantes. q vai da revisita dos clássicos até tecnologia versus natureza. minha coleção preferida? geometrias variáveis.
"a ideia de a roupa ser desejável, funcional e confortável para mim é hj onde está o equilíbrio mais interessante" palavras do próprio estilista, das quais me identifiquei tanto ;)
instalação felipe oliveira baptista, no mude, lisboa.
entrada gratuita. até 16 de fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário