terça-feira, 4 de novembro de 2014

((lifestyle collaborator))

este mês comecei como ((lifestyle collaborator)) da revista online de uma amiga-ex-colega-de-trabalho; the edgytor.

estou super animada por contribuir com minhas experiências num porjeto como esse, tão livre, tão único, que prepara e dissemina informações pra quem valoriza conteúdo de qualidade e cheio de personalidade. 

da minha parte, garanto que vai ter mta novidade bacana, de boas histórias à dicas sobre lugares que visito por ai. pra começar, escolhi falar sobre um cantinho de lisboa que eu gosto muito; a embaixada

então, convido a todos para folhar virtualmente a nova ed. da revista que já está disponível ((aqui)) e ler minha breve matéria sobre este novo centro da moda altenativa da capital portuguesa.

enjoy ;)





sexta-feira, 10 de outubro de 2014

lisboa design show

apesar de eu estar de férias no brasil, mta coisa bacana está acontecendo na capital portuguesa esta semana. então, não pude deixar de vir aqui contar :)

para além do moda lisboa, estes dias o evento dedicado ao design e suas formas de expressão apresenta novidades dos segmentos product design, interior design e fashion design. na abertura, que aconteceu na fil dia 8 de outubro, lisboa design show q tem como missão promover o design como fator competitivo e diferenciador dos produtos e das organizações, apresentou coleções de estudantes de moda das mais importantes faculdades do país. e a minha coleção, desenvolvida em projeto do mestrado que estou realizando, esteve lá nas passarelas ;)

desta vez tive de organizar a produção à distância, mas ainda sim com mta alegria e satisfação acompanhei e comemorei a presença da minha primeira coleção num evento de moda com tanta expressividade.

bom, assim que tiver mais material do desfile, divulgo aqui.
pra já era só dividir meu orgulho de ter participado do LXD14!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

pedras no caminho?

guardo todas, um dia vou construir um castelo...

parafrasear fernando pessoa não é pra qualquer altura, eu sei. mas desta vez não resisti.

pq as pedras no caminho não podem impedir-nos de seguir em frente.
só temos à ganhar por saber lidar com os problemas de forma otimista :)

completei a primeira semana de férias no brasil,  depois de um ano morando fora. e, junto, completei tbm uma semana de pé quebrado. pois, parece inacreditável, mas é verdade q com uma torção boba, a caminhar na rua, fraturei um ossinho e tive de ser imobilizada. e agora estou sem possibilidade de colocar o pé no chão já não sei por qto tempo.

mesmo pela chatice da dor, pelo fato em si e o tempo da recuperação... pensei: nada de ficar borocoxô com algo q pode acontecer à qualquer um, qualquer hora, qualquer lugar. ter paciência e aproveitar os mimos e alegria de aqui estar, mesmo de pé partido.

então posso dizer, sem sombra de dúvida, q esta primeira semana foi ((mesmo)) mto especial. estar tanto tempo com meus pais, minha irmã, minha cachorrinha. receber visita de amigos tão queridos, colocar papo em dia, passear ((mesmo de muletas)) por lugares q sentia tanta saudade e partilhar risadas ((daquelas boas q fazem cair lágrimas)) com pessoas tão amadas são coisas q me enchem de energia e me fazem perceber q ser feliz é uma opção. pelo menos a minha é.
  
pq ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história.

...então, q meu castelo seja lindo-lindo.  

;D

((foto q tirei no final do ano passado - palácio da pena, sintra, portugal))

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

((lugar de peixe é na água))

sim, sou vegetariana.

então? tanto tempo sem passar pelo blog pra dizer q não como carne? bom, resolvi escrever sobre isso pq foi uma decisão q representou mto meu novo momento, meu jeito de encarar a vida. quem convive comigo sabe. e mesmo pra quem não convive achei q poderia ser uma experiência ((e decisão)) gira de partilhar ;)

faz pouco tempo. há mais ou menos dois anos decidi deixar de comer carne vermelha, frango e variações. antes disso já não faziam tanto parte das minhas refeições. como meu irmão foi vegetariano mtos anos, minha mãe ((q cozinha como ninguém, diga-se de passagem)) sempre fazia opção sem carne, e eu, sempre preferia.

no meio destes dois anos houve minha mudança de rotina, de país. logo q cheguei em portugal continuei a comer peixes. sei bem q portugal é considerado um dos países de melhor culinária mundial e q mtos dos melhores pratos tradicionais cá são... frutos do mar. pois,  provei tantas variações do bacalhau, lula, polvo, gambas... as sardinhas na brasa das festas populares... e pronto, aos poucos comecei a diminuir ((até tirar, de vez)) os frutos-do-mar do menu-da-juju. se vai ser pro resto da vida assim não sei, mas olha q estou tão-tão bem com minha decisão q super acredito q sim <3

tem tido imensa graça descobrir lugares e pratos novos, e, tbm inventar receitas do meu jeitinho. o fato de morar sozinha tem me proporcionado arriscar mais e, pra já, posso dizer q tenho inventado algumas novas receitas q o meu cardápio tem ficado cada vez mais rico, de um jeito q nem eu imaginava.

ó-b-v-i-o  q respeito ((mto)) todos q comem ((e não vivem sem)) carne. cada qual com seu jeito de ser, de viver. não é mesmo? ;)

mas ainda assim mta gente me pergunta: ((nem peixinho? pq?))

minha resposta? pq sim. 

e este meu simples pq sim tem tantas razões ((éticas, de saúde, ambientais, de crenças, etc)) q prefiro dizer só q é assim. sem polêmica, fica aqui apenas meu feeling em relação à tudo. sinto me uma pessoa ((mto)) melhor. fisicamente, da mente, de alma.

pra terminar, deixo cá fotos da visita q fiz dia desses ao oceanário ((lindíssimo)) de lisboa. pq sim. prefiro ver os peixinhos a nadar. seja no aquário, num rio, ou no mar.






domingo, 20 de julho de 2014

move up + preview da coleção!

sexta-feira, dia 18 de julho de 2014.
pra sempre na memória, no coração.

o dia de emoção a flor da pele, mistura de ansiedade e nervosismo, e depois, sensação de sonho realizado e dever cumprido. foi assim q me senti ((antes e depois)) de ver minha primeira coleção desfilar na passarela do evento move up 14.

passa rápido. de repente o primeiro ano do mestrado se foi, e estava eu ali diante da minha coleção, das peças prontinhas já vestidas nas modelos. por serem vistas por tanta gente, e serem aplaudidas por amigos tão queridos que fizeram questão de ali estar pra assistir e participar de ((mais um)) momento tão-tão especial pra mim. 

e, olhar pra tudo e perceber q consegui, q conquistei. sentir a realização. lembrar do processo, dedicação e mto trabalho, do desenvolvimento da coleção, dos rabiscos, da escolha dos recortes, dos tecidos, das noites sem dormir e de, então, resultar, assim, nas minhas peças cheias de inspiração, de ter certeza do conceito, escolhido a dedo. lembrar da visita à casa da música, do incentivo e apoio de tanta gente q fez parte ((a sério)) deste desafio q me coloquei :)

para uma garota como eu, q sempre teve uma "queda" por trabalhos geométricos e padrões, mas q também cresceu a estudar música, anos de piano e flauta transversal, e q então, percebe e reconhece valor de concertos, partituras, notas, melodias.. não podia ter sido conceito melhor. casa da música, ((lindíssima e perfeita)).

para os q não acompanharam tão de perto, já não sei se ficou claro, mas a casa da música foi sim a fonte de inspiração da identidade da marca q criei ((projeto do mestrado)), e por consequência, também da minha coleção. de tudo, estudei, explorei e aprofundei meu conhecimento sobre tal e qual. e amei. apaixonei me ainda mais pela atmosfera q ali existe e pelo prédio assimétrico q fica na cidade do norte de portugal, porto <3

pra já, deixo abaixo um gostinho: 
da inspiração. da identidade. da marca. do desfile.

e, à todos q estiveram mesmo comigo, só tenho de os agradecer <3









obs.: para curiosos, o posicionamento da marca-mãe e o naming foram derivados um trabalho conjunto da minha turma do mestrado, ou seja, todos tem agamii como base ((o nome foi inspirado numa ave linda, exótica e elegante)). depois, cada um fez sua interpretação da estratégia desenvolvida e, então, encontrou conceito especifico para criar a sua identidade visual e sua coleção.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

hj prefiro o ((silêncio))

meu coração sempre esteve ((e estará)) tbm no brasil.
ontem, tanto mais.

cada qual com sua reação, seu jeito de expressar dor, frustração, humilhação, oq quer q sinta. hj eu escolho o silêncio. é brasil e a copa do mundo em casa. a derrota, o 7x1 e, ainda sim, é ((só)) futebol, eu sei. mas prefiro o silêncio à dizer qualquer coisa.

meu silêncio, de tristinha, de respeito.

e a foto abaixo minha irmã me mandou no primeiro jogo do brasil.
minha pelúcia. coração apertadinho tbm de saudade <3


sexta-feira, 20 de junho de 2014

bye, by.

hj encerra-se um ciclo da minha vida cá, em portugal. pq pra começar outro, novo de-novo, um tem de fechar. pq sim e pq assim tinha de ser.

ter tido a oportunidade de estar, durante este período, numa agência ((portuguesa)) de comunicação foi uma experiência brutal. mto porreira, mesmo. foram meses intensos de mto trabalho, mto aprendizado - em especial no universo digital, q tenho tanto gosto; e de bons amigos ((daqui, felizmente, pra vida)).

turma byana, no meu ultimo dia ;)
catarina, inês, ju, carmim, joel, sari

a dupla, numa cena "buéda" fixe, cá na by :)
hugo e juju

mas, depois de 7 meses, chegou o dia de eu agradecer por tudo, e então, dizer: bye, by.

segunda-feira começo noutro sítio ((lugar, a la brasuca)). a partir daí, minha rotina passará a ser o ateliê de uma estilista dinamarquesa, em cascais. ainda em zona praiana, pq, pronto, o mar me chama. tão bão <3

topei o desafio, de ficar responsável pela nova marca dela ((o posicionamento, o design, a comunicação...)) e estou super animaaada. pra já, além de contar a novidade, oq posso dizer é q estou cheia de energia e vontade de fazer ((a)) diferença. colocar em prática tudo o que venho aprendendo sobre branding + moda. vamos ver como vai ser.

então, conforme tudo acontecer, conto mais coisas. 

viva!





quarta-feira, 11 de junho de 2014

boa música, de ação e intuição.

esses dias me dei conta q fazia tempo q não vinha aqui escrever qq coisa. não q tenha pouca coisa a acontecer, mas é q, para além da rotina puxada de trabalho + mestrado, tive uns dias mais preenchidos q de costume por ter tido semanas com boa-visita em casa.

mas pronto, pra já me apetece falar de música. daquela q estou à ouvir exatamente agora, e tbm por esses útlimos meses. por viver pra esses lados, estou sempre a descobrir qq coisa bem regional, tradicional. radar ligado por tudo q é característico de portugal, de lisboa. e olha, tem mta coisa dessa terrinha da margem de cá do oceano q vale ((mesmo)) a pena.

no final do ano passado estava num café q tbm é livraria, em lisboa, pertinho de casa, à conversas com uma amiga. foi ali, naquele ambiente agradável e intimista q ouvi falar pela primeira vez sobre o duo excêntrico ((tó trips + pedro gonçalves)). tudo pq esbarramos com o livro recém-lançado numa das prateleiras. era a fotobiografia de celebração aos 10 anos de carreira, ou como dizem, de vadiagem.

são eles: dead combo.



portugueses, de lisboa. em suas obras apresentam influências de fado, rock, entre tantos outros sons, do mundo. da américa do sul. da áfrica.

e oq mais gosto ao ouvi-los? sinto-me a caminhar pelas ruas lisboetas. tem qq coisa realmente especial nesse som. alma.

já li diversas reportagens desta dupla de artistas e percebo qndo dizem q não param pra pensar, simplesmente tocam. pensam depois. por isso afirmar q são músicos de ação e intuição. definem títulos e histórias para as músicas depois de prontas. isso tem bué piada.

todos os ((6)) albuns têm uma visão musical, como é óbvio, mas com o centro espiritual em lisboa. não tem mais. é ouvir e sentir.



desejos relacionados: a tal da fotobiografia + ir ao concerto, já na agenda, pro final de 2014 ;)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

semana de ((niver))

fato: adoro aniversário.
mas a reflexão de mais um ano de vida é inevitável.

felizmente na contagem regressiva deste estou a sentir me bem. plena. mais q sempre. e não me pesa nadica-de-nada ficar mais velha. mas sim, estou mesmo satisfeita com a chegada de mais um ano-novo, só meu. novo de tudo, outra vez.

apesar desse ano eu estar longe dos amigos de longa data e da minha amada família, sinto de coração q neste tempo q estou a viver cá, em portugal, já encontrei mta gte do bem, daquelas pessoas q pretendo levar pra sempre :)

então, acredito q nada melhor ((e mais justo)) em reunir toda gte q tenho o prazer de conviver aqui no outro lado do oceano para comemorar e bebemorar meu aniversário e tbm esta fase ((q logo se vê qnto tempo vai durar)) tão especial da minha vida, para agora, européia.

então, q venham as celebrações nesta semaninha tão querida de maio.

imagem ilustrativa, 
pq gostei da ideia de ter um bolo de vinhos portugueses ;)


nota: no aviso da festa usei a palavra niver e então achei curiosa a reação de alguns amigos portugueses. apesar de nem tooooda gte do brasil usar esta expressão-abreviada de aniversário, ((niver)) é de imediato percebido. cá em portugal mta gte nunca tinha ouvido e, então alguns amigos me perguntaram do q se tratava o convite e outros procuraram por niver no google-sabe-tudo. achei graça :p

segunda-feira, 5 de maio de 2014

mais leve, de volta a rotina

pois... hoje voltei pra labuta, pq tem de ser.

depois de 10 dias no paraíso, literalmente.

côte d'azur. ai ai...

mas pra já não vou falar sobre as aventuras e a beleza da riviera francesa responsável por recarregar todas ((e mais algumas)) das minhas energias.

hj ((e esta semana)) já me falta tempo. como já estou a trabalhar, tenho aulas a noite e trabalhos do mestrado a preparar e entregar ainda na semana... serei breve a contar apenas um pequetito fato q melhor descreve minha volta pra rotina.

bem, estava eu pela manhã, no comboio a caminho da agência com bela vista pro rio tejo q vira mar no percurso e a olhar as fotos das férias tiradas pelo celular ((a la brasuca)) ou, então, telemóvel ((já q cá estou, em portugal)), qndo escuto: "estação terminal: oeiras"

wops! passei da paragem e nem me dei conta.

olhei em volta, cai na risada ((sozinha)) e tive de esperar o próximo comboio para meia-volta-volver. logo pensei: sorte gde q sai cedo de casa e q oeiras é apenas uma estação depois da praia de sto amaro, onde fica o escritório. se não, lá ia eu não sei nem pra onde, sem nem perceber.

a melhor sensação do mundo: leeeeeve.
desligada de tudo. do tempo. do mundo.

;)


paisagem do caminho entre nice e monaco. 
sim, é uma das tais fotos tiradas do celular-telemóvel q eu estava a ver.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

quinta-feira, 10 de abril de 2014

portugal fashion

aconteceu no final de março o portugal fashion. um tanto em lisboa, e outro tanto em porto.

então sim, como lá estive, achei q, tarde ou não, ainda valia partilhar minha experiência na semana da moda portuguesa. pois, vou contar um tico da edição organic, em particular dos desfiles bloom - novos talentos - q arrancaram a semana.


escolhi falar de uma cena menos provável pq sobre evento propriamente dito pode-se encontrar mtas notícias completas, como, por exemplo, o resumo das 100 imgs no portal da vogue pt entre outros.

e pq, pra mim, a tal apresentação valia nota especial? pq, para além do destaque merecido aos novos talentos, achei q os respectivos desfiles bloom aconteceran numa passarela nada padrão, e na minha opinião, deixou o contexto todo ainda mais interessante.

pois sim, não vou falar dos looks agora. e sim, do cenário <3
é q achei o jardim da academia das ciências de lisboa a melhor escolha. deu mesmo um toque especial para tudo. por entre árvores e arbustos, e sons de natureza deslizaram os coordenados dentro do vidro e, depois, ao redor estiveram cobertos por clicks da mídia. lindo mesmo.


sei q sempre existe o cuidado na montagem, contexto, de cada desfile. alguns com cenário, outros em telão ou efeito de luzes. uns mais, outros menos, claro. mas pra mim, este destacou-se pela beleza natural e, pronto, tive q vir cá dividir.

então, mesmo sendo minhas fotos e filmagens amadoras com telemóvel, ficam aqui com um gostinho de como foi  ;)





e então, pra fechar com chave de ouro, a trilha brasileira :)
salva de palmas aos novos talentos, à beleza da natureza, à proximidade brasil-portugal de sempre


domingo, 16 de março de 2014

bem linda, primavera. seja bem-vinda.

durante minha corridinha da manhã deste domingo de sol, ao pé do rio tejo, me dei conta q lisboa tem ficado ainda mais bonita. para além da luz, q sou apaixonada; a chegada das flores, a colorir.




mas hj no #tripfuxique não vou falar ((só)) de outdoor, mas tb de indoor. para quem não sabe, estou a viver sola, tão bom. antes de decidir bancar micasa, sozinha; passei por "bons" bocados. alugar quarto, dividir espaço comum com quem não se tem tanta intimidade não é nada fácil. claro q toda experiência é válida, mas achei por bem encontrar meu cantinho. minha paz. minha liberdade.

dei jeito, deu jeito. e cá estou no segundo mês do meu cafofo.
chamo assim pq além de ser pequetito, é ((em lisboa)) e é fofo.

e então, como ainda não consegui decorar do jeito q tem de ser ((até ficar tudo com minha carinha vai tempo e €€€)) achei q não haveria problema trazer para dentro um tico de beleza natural. tive a ousadia de capturar uns ramos das novas flores da primavera.

e cá ficou assim, fofo. detalhes provisórios, cheios de cor, vida, amor.
viva a primavera e viva o ca-fofo da juju :)


segunda-feira, 10 de março de 2014

vision: moda lisboa 2014

cá estou à falar sobre moda outra vez. ia contar qualquer coisa sobre minha experiência no carnaval português, mas com o banho de desfiles q tive nos ultimos dias, seria difícil deixar passar o modalisboa.

pois sim, aconteceu mlx // lisboa fashion week. nesta edição, vision.
do dicionário ((visão: s.f. ação ou efeito de ver. percepção pelo orgão da vista)).

pra já, o comercial criado para o evento ((pela y&r portugal)), e q esteve a passar nos telões por entre os desfiles. conceitual e de bastante impacto.


a ideia do post não é narrar os desfiles todos, até pq pra isso há tantos outros portais, como o blog dailymodalisboa q para além do livestreaming das passarelas, tem fotos de profissionais e entrevistas aos criadores. tampouco comparar moda lisboa com as mais badaladas semanas de moda do mundo, como de nova york, milão, paris, londres ou até mesmo a spfw. oq vale agora, pra mim, é perceber oq chamou mais atenção. pq claro, conforme recebia informação de tudo q via, fazia minha análise gostei x não gostei. natural q fosse assim. nada de críticas, mas sim questão de gosto ((pessoal)). de referências. de visão. tal qual o tema desta edição do modalisboa outono-inverno // 14-15. simples assim.

<3 para:

tecidos e combinados do fashion designer português pedro pedro.


paleta de cores e silhuetas do polaco guest designer lukasz jemiol



e pra terminar, falou de moda, lá estava a turminha animada do mestrado. again & again ;)


quarta-feira, 5 de março de 2014

modtissimo ((porto))

pois, como já sabem, este não é um blog de moda como os tantos q estão por ai. mas sim, de experiências. das histórias q decidi dividir depois que vim morar e fazer o mestrado cá, em portugal. anyway, como moda é oq estou a estudar, pesquisar, e viver (agora mais q sempre...) inevitavelmente vou escrever (até sem perceber) sobre o assunto.

então, neste post assim será. pq foi uma feira de tecidos q me fez ir até o porto, na semana passada, pela 1a. vez. não q porto não tenha motivos mais q suficientes para lá ir. pelo contrário. de longe e de ctz é uma das cidades mais lindas deste país. mas, de fato, foi a modtissimo, em sua edição de luxo, q agilizou minha ida até a belíssima cidade.

numa visita de estudos pude observar na tal feira a movimentação do mercado têxtil português. e, por entre produtores de tecidos e acessórios para confecção, expositores de vestuário (feminino, masculino, infantil), apresentação de soluções tecnológicas e tendências, tive ali muita inspiração e referência para oq o logo vem a seguir no curso: criação de uma marca, e também, da minha coleção (completinha) q terei de produzir ao longo deste semestre.





para além das linhas, dos tecidos e de tantas referências, para quem tem interesse por branding + moda ((como eu)), deu tbm para observar o novo posicionamento do evento, q combina feira modtisssimo + porto fashion week. o "novo palco", ou seja, o sheraton, por ser considerado um dos melhores espaços 5 estrelas da cidade, ajudou marcar o ponto de viragem ((como dizem os portugueses)) e, como sê vê, o início de um novo percurso irreverente, inovador e interativo. para agora, nada de falar de crise. sinto assim. portugal em expansão. na área da moda, ao menos. mta coisa por acontecer.

pá, no final do dia a turma teve de aproveitar um bocadinho da cidade. na foto, a ribeira. justo vai ;)


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

lisboa gourmet

para quem me acompanha nas outras redes viu que na última semana fui até o mercado campo de ourique. e pronto, resolvi falar um pouquinho mais desta experiência gourmet lisboeta.


ainda não estive ali de dia, que tbm deve valer muito a pena. para agora #ficaadica pro jantar. a começar, tem de estar disposto para a experiência ((completa))

espaço lindo. prédio nem tão grande, nem pequenino. imponente o suficiente para a proposta.

burburinho. por ser um projeto novo em lisboa, o ar de boa-novidade atrai mtos curiosos e interessados por boa comida e bebida. então há de ter disposição para encontrar um espaço bastante cheio ((ao menos de gente bonita, elegante e sincera))
tem de ter paciência com a busca por mesas. e, se não houver bom-senso dos que estiverem naquela que você achar, terá de ser você próprio tirar os copos e pratos antes de se sentar. mas, ao meu ver, nada de stress aqui. a dica é achar mesinha antes de pegar seu prato. assim, come-se mais a vontade sem correr o risco de esfriar.

gourmet pra todo gosto.  a ideia aqui não é passar detalhe de restaurantes ou cardápio completo, o fato é que fui ali com quem é fã de carne e houve dificuldade para escolher, pela quantidade de boas opções, do tipo: mesa de frios com diversos tipos de fiambre* ou, ainda os pregos**. mas para quem é do time dos frutos do mar ((como eu)) tbm tem gambas, carangueijo ((q foram parar no instagram)) lagostas e tudo mais de delícias pra provar. para acompanhar, um bom vinho. branco. hmmmmm.

doces, doces. entre birgadeiros (sim, têm mtos tipos) e gelados, foi a vez dos crepes. o campeão da noite: com nutella.

para alguns, pelo preço que se paga (q tenho de concordar, não é barato) alguns pormenores podem não ser ((tão)) agradáveis, mas como não sou lá de mtas frescuras... adorei tudo, e super recomendo :)


_________________________
*fiambre, a la brasuca, presunto

** prego, prato típico da culinária de portugal que pode ser servido no pão ou no prato, tendo obrigatoriamente um bife (carne bovina ou suína) + acompanhamentos.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

fui, mas já voltei.

é verdade, estive mesmo sumida daqui em janeiro.

mas o fato é: faltou-me tempo! 24 horas deixaram de ser suficientes para tudo que tinha a fazer a cada dia, e então ((e por bem)), me dediquei as minhas principais 2 responsabilidades. ou seja, mês 01 de 2014 foi praticamente assim: estudar + trabalhar + estudar + estudar + trabalhar + estudar mais + trabalhar + estudar mais um bocado + estudar + trabalhar...

como foi fechamento de semestre no mestrado, tive mile-um trabalhos gigas para entregar nas ultimas semanas. para as próximas, então, mini-férias das aulas. tempo para respirar aliviada e descansar um pouquinho.

anyway, apesar deste contexto todo, no último fds de janeiro, bem no meio do turbilhão, fui ter com uma amiga de velha data em dublin. foi tão bom. não só por conhecer mais uma cidade, estar num país diferente e reencontrar minha xará que mora há 3 anos na terra da guinnes, masss pq senti mesmo a quebra na rotina. e, consequentemente, viajar assim me fez perceber que saí do país onde estou a viver e voltei. descobri a sensação-real que, por agora, "lisboa é minha casa" <3

mas pronto, já que falei do bate-volta à dublin, vale tbm comentar oq pra mim ficou da visita, por além da experiência do ir-e-vir. em resumo a capital da irlanda é feita de igrejas, raízes de literatura da boa (olha eu aí abaixo junto ao oscar wilde) e pubs. mtos pubs.



pra mais detalhes, 1- pra quem vê de fora (como eu q ali estava turistando), a noite irlandesa é mesmo de bebedeira e loucura-loucura-loucura, principalmente na zona temple bar discrit, o coração da cidade (tão cultural de dia, tão boémio na noite); 2- assistir irlandeses tocar folk ao vivo me fez achar a música deles ainda mais incrível; 3- mesmo para quem não gosta de cerveja forte e escura (q não é meu caso), ir à guinness storehouse vale ((mto)) a pena.

nada mais justo q, pra fechar este post, juju na frente do tradicional pub irlandês a desejar "sláinte" (q é saúde em celta, cultura medieval tão característica da irlanda)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

o tal português.

felipe oliveira baptista, o tal.

sem dúvida o estilista português de maior renome internacional.
radicado em paris, é tbm diretor criativo da lacoste.

por tanto prestígio e reconhecimento em sua terra natal, ganhou o espaço de 1500 metros do 3o. piso do mude, museu de design e moda de lisboa, para apresentar um pouco do seu trabalho realizado em 10 anos de carreira. para quem gosta do assunto, visita obrigatória à este mergulho ao processo criativo do designer. até pq, a instalação foi considerada a exposição do ano pela diretora do espaço. 

como uma prática recente, mtos museus abriram-se às mostras de moda à medida q esta especialidade do design foi penetrando mais e mais na cultura popular. e pra quem se interessa e estuda o tema como eu, não há nada mais gratificante q visitar uma expo tão bem estruturada como esta.



o exercício de pôr roupa num museu tem de se dar mais alguma coisa às pessoas. é q pela aproximação q temos com os materiais, padrões e cores, com a finesse dos acabamentos, é preciso uma mise en scène mais aberta e com proximidade, e q alexandre de betak, o responsável pela cenografia desta expo (e de tantas outras) conseguiu de forma incrível :D 
para ver o making of, clique aqui.

a ordem cronológica do percurso profissional do designer é oq menos importa na mostra. oq chama mesmo atenção é o efeito caleidoscópio dos espelhos e a linha criativa do artista, apresentada nos 5 núcleos temáticos,  com peças e conceitos pra lá de interessantes. q vai da revisita dos clássicos até tecnologia versus natureza. minha coleção preferida? geometrias variáveis.



"a ideia de a roupa ser desejável, funcional e confortável para mim é hj onde está o equilíbrio mais interessante" palavras do próprio estilista, das quais me identifiquei tanto ;)


instalação felipe oliveira baptista, no mude, lisboa.
entrada gratuita. até 16 de fevereiro de 2014.